quarta-feira, 19 de agosto de 2009

FORMAÇÃO

E QUANDO A SOLUÇÃO NÃO É ESPIRITUAL?


Tudo posso Naquele que me dá força! (Fl 4,13)

Deus é a nossa força e fonte de equilíbrio e sabedoria para discernir as situações que vivemos e para não desistir nunca, mesmo que a batalha seja grande e o problema pareça não ter solução. Ele deve estar em primeiro lugar em nossa vida sem duvida, mas nós não podemos cair em um “exagero espiritual” achando que só se resolverá com a dimensão espiritual, com a oração. Infelizmente me deparo com pessoas que vê o demônio em tudo, “aquele problema é maldição ou vem dos antepassados”, é muito mais cômodo encontrar a causa fora de mim, pois tira de mim e dos meus toda responsabilidade sobre o que acontece comigo. E exageramos por causa do desespero e da imaturidade misturando tudo na busca de tudo que possa me apresentar uma solução imediata e nos agarramos a “Deus” de qualquer forma. “E quando a solução não é espiritual?” Você já pensou nisto?

Numa casa a porta da sala era de madeira e cheia de 16 blocos de vidros transparentes, dava para enxergar tudo lá de fora por cada vidro, mas o engraçado é que enterrado na madeira estava um olho mágico, para ver o exterior. Eu pensei comigo: Deus nos dá muitas possibilidades de enxergar a solução do problema, mas eu insisto em limitar a minha visão querendo enxergar pelo olho mágico. Nem todas as coisas serão resolvidas somente de maneira espiritual. Sim, Deus é a nossa força e sustento, mas a pessoa é um todo, formada de corpo, mente e espírito. Não podemos esquecer das outras dimensões de nossa vida, a dimensão física, psíquica, afetivo emocional e espiritual.

Tem pessoas que se apegam confusamente a Deus na hora do desespero e esquecem que somos um complexo de diversas dimensões que nos formam. Não podemos descuidar da saúde do corpo, da mente, da saúde psíquica, emocional e é claro da saúde espiritual também. Qualquer uma dessas dimensões mal usadas ou usadas de maneira desequilibrada podem nos prejudicar, até a dimensão espiritual pode nos prejudicar; quando é uma espiritualidade, misturada e confusa, uma espiritualidade doentia.

A vida com Deus e a oração precisam abrir os meus olhos e formar bem a minha consciência. Uma espiritualidade de Verdade não aliena, pelo contrário, nos abre, nos prepara cada vez melhor para os desafios da vida. Tem casos que o acompanhamento médico é tão importante quanto o acompanhamento espiritual. Acompanhei um estes dias, caso patologicamente psicológico, que os pais teimavam em insistir que era espiritual e complicava mais ainda a situação. Nesta hora tem que ter muita paciência e ajudar os parentes com a graça de Deus a enxergar.

“Honra o médico por causa da necessidade, pois foi o altíssimo quem o criou. Toda medicina provem de deus, a ciência do médico o eleva em honra; ele é admirado na presença dos grandes. O Senhor fez a terra produzir os medicamentos: o homem sensato não os despreza.” (Eclesiástico 38 1-4).

Acredito que a causa de grande maioria de nossos problemas atuais, principalmente em se tratando de pessoas, é a falta de Deus e de uma espiritualidade sadia, equilibrada, mais a solução de tudo não é somente espiritual, nem todos os nossos males são provocados pelo diabo. Precisa-se de sabedoria para enxergar e reconhecer o nosso corpo como a parte de um todo: físico, psíquico emocional e espiritual. A falta de cultura e de conhecimento é um dos grandes problemas do nosso tempo.

Senhor, daí-nos a graça de cuidar de toda integridade de nosso corpo. Jesus tu és o senhor de toda a nossa vida, mostra-nos o caminho por onde devemos trilhar para uma cura completa do nosso ser, quer seja, física, emocional, psicológica ou espiritual. Que nós não desprezemos nada que o Senhor criou para o nosso bem estar: “O Altíssimo deu-lhes a ciência da medicina para ser honrada em suas maravilhas, e dela se serve para acalmar as dores e curá-las”. (Eclesiástico 38, 6-7)

Padre Luizinho - Sacerdote Canção Nova

FONTE: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário