quarta-feira, 30 de setembro de 2009

FORMAÇÃO




Quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Por: Monsenhor Jonas Abib



VOCÊ É CAPAZ DE VIVER O EVANGELHO!


Quando, cheios do Espírito Santo, os apóstolos partiram para pregar a Palavra, insistiram nesse aspecto: “Convertei-vos: receba cada um de vós o batismo no nome de Jesus Cristo para o perdão dos pecados” (cf. Atos dos Apóstolos 2,38).

Também para você, homem deste século, essa palavra é atual e verdadeira. Também para você cristão, também para você batizado, o Senhor diz: “Convertei-vos e crede no Evangelho”. Antigamente, as pessoas se convertiam e depois pediam o batismo. Começavam então uma vida cristã. Hoje, porém, a situação é grave e triste; mas é esta a situação: somos nós, os batizados, que precisamos de conversão!

O Senhor diz para você, batizado, para você, católico, duas coisas: “Convertei-vos e crede no Evangelho”. Por que “Crede no Evangelho”? Porque na verdade não se crê nele.

Se alguém lhe diz: “Saia desta casa o mais depressa possível, porque ela vai desmoronar”. Quando é que você acredita? Você acredita e sai, imediatamente, daquela casa. Se você permanece nela, olhando, querendo ver se existem rachaduras na parede, se olha para o teto para ver se realmente há algum perigo, é sinal de que você não acredita. Só acreditará se sair o mais depressa possível daquela casa.

Infelizmente, não temos acreditado no Evangelho. Temos olhado para ele romanticamente. É bonito, poético, mas não uma coisa para valer. Não assumimos realmente a Boa Nova, a vida nova, a mentalidade nova, a nova maneira de viver que Jesus traz. Buscamos mil desculpas para dizer que o que Evangelho diz é muito bonito, mas não dá para viver: é coisa que está muito lá no alto, somente para os grandes santos, para aqueles que foram especialmente escolhidos... Não para nós, que somos apenas homens comuns.

Mas isso não é verdade! É claro que é preciso luta, esforço. É claro que é preciso, principalmente, o Espírito Santo. É preciso estar cheio do Espírito Santo para poder viver o Evangelho. Mas é possível vivê-lo. Para isso, é necessário encher-se cada vez mais do Espírito Santo de Deus. Chega de viver buscando desculpas.

Você é capaz de viver o Evangelho! Para isso, é preciso estar cheio do Paráclito. É preciso luta! É preciso perseverança! E sobretudo é necessário estar sempre pedindo: “Vinde, Espírito Santo.” Sempre rogando: “Enchei-nos pelo Divino Espírito.” “Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra!”

Sim, tudo vai ser criado, recriado e renovado, dentro de você. Com a presença do Espírito e, também, pela certeza de que é possível viver o Evangelho. Você conseguirá. Mesmo que custe, mesmo que demore. Acreditar no Evangelho é colocar-se em ação, em luta. É arremeter-se corajosamente na vivência do Evangelho.

Se hoje você não consegue ainda tudo, continue a lutar até o final de sua vida. Essa é atitude que o Senhor quer de você. Isso quer dizer: crer no Evangelho. Muitas vezes, você tem uma atitude muito passiva: “Eu creio no Evangelho. Creio! Quer dizer... não tenho nada contra o ele. Acredito que Jesus falou isso mesmo, que contou essa parábola, que fez esse milagre. Creio! Creio que Jesus proferiu essas palavras, que são muito bonitas. Creio no Evangelho como creio que meu professor ensinou que 2 e 2 são quatro”.

Crer no Evangelho é muito mais! É acreditar que ele “funciona”; tanto assim que você o coloca em prática. Contudo, enquanto não conseguir vivê-lo totalmente, continue a lutar, a buscá-lo, apropriando-se da graça, enchendo-se do Espírito Santo, para que ele se realize em sua vida. O “Crede no Evangelho” e o “Convertei-vos” estão intimamente ligados. O que o Evangelho mais quer é que você se converta. Converte-se é mudar, é transformar-se. O que quer dizer converter a água em vinho? É mudar a água em vinho, fazer que aquilo que era se torne vinho.

O Senhor quer convertê-lo. O Senhor quer mudá-lo. Transformá-lo.

FONTE: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário