segunda-feira, 28 de setembro de 2009

LITURGIA DIÁRIA - PARTILHA





Lc 9,46-50

AQUELE QUE É O MENOR ENTRE VÓS, ESSE É GRANDE


Meus irmãos e minhas irmãs, partilhamos hoje um grande momento de Jesus com Seus discípulos, que ora e outra, buscavam descobrir a quem o mestre iria considerar como o maior e o mais importante dentre eles.
É normal acontecer isso em nossa vida cotidiana, pois, somos levados a buscar um degráu para nos posicionar perante os outros; seja na família, na sociedade, no trabalho, na escola, em todos os lugares e situações.
O mundo nos ensina a viver essa disputa em ser sempre melhor que os outros. Precisamos disputar os melhores lugares e as melhores posições. Isso é o que dá um certo destaque para nós e nos levará a prosperar em todos níveis.
Pois bem! O reino de Deus, anunciado por Jesus, é contrário a esse princípio do mundo, pois quem ganha destaque não é quem se imagina o melhor ou o maior, mas será sempre o outro. A luta diária da vida do reino, será sempre visando o outro, e não a sí próprio. Isso fere todo o nosso princípio, pois estamos acostumados a buscar o nosso próprio bem, mesmo em detrimento de tudo ou de todos.
O que Jesus ensina é, na verdade, algo novo, bem novo para nós. O que seja se tornar pequeno? O que seja tornar-se como criança, sendo adulto? Esse é o grande desafio para todos nós! Jesus não pede que sejamos ingênuos ou dispersos como uma criança, mas sim, que sejamos puros como uma criança, pois somente com o coração puro como o da criança, poderemos confiar Nele como a um pai; abrir-nos sem medo; deixar-nos ser levado por Ele sabendo que estamos seguros. Assim, tornamo-nos pobres e totalmente dependentes Dele, como uma criança depende totalmente dos pais. Um pobre é assim, como uma criança, pois depende de tudo, dos outros. Depende de quem possa cuidar dele. Por isso, Jesus dá ao menor o maior posto, pois quanto menor for, maior será a sua disponibilidade, a sua confiança e a sua dependência Dele, só Dele!

Louvado seja o Nosso Jesus Cristo!

Carlos - Comunidade Católica Pedras Vivas

Nenhum comentário:

Postar um comentário