sexta-feira, 25 de setembro de 2009

LITURGIA DIÁRIA - PARTILHA


Lucas 9, 18-22

PROFISSÃO DE FÉ DE PEDRO


No Evangelho de hoje, Jesus coloca em questão uma pergunta muito interessante, para aquela época e também para os dias de hoje.
Todos têm uma visão aparente de quem é Jesus. Herodes tinha uma certa noção de quem era Jesus, somente daquilo que os outros lhe falavam. Ele era curioso e queria sempre saber coisas a respeito Dele. Uns lhe falava que era João Batista, outros que era Elias, e também alguns dos antigos profetas.
Uma pergunta bastante firme de Jesus, porém, não seria o que os outros diziam ser Ele, mas uma pergunta sugestiva Ele fez para Seus discípulos: "E para vocês, quem Sou Eu?(v. 20) Esta pergunta exige uma resposta sem contornos, sem derivativos e sem subterfúgios, pois ela exige uma resposta firme e consciente, tanto naquela época, como nos dias de hoje.
Pedro, tomado pela força Divina, responde categoricamente ser Jesus o Messias, o Senhor, e isso Jesus já sabia não sair do conhecimento humano de Pedro, mas através de uma manifestação do próprio Deus, que falou em Pedro.
E para nós, hoje, quem é Jesus? Qual resposta podemos dar a esta inquietante pergunta? Será que podemos afirmar ser Jesus o Senhor da nossa vida?
É importante lembrar que não se conhece Jesus apenas por ouvir falar Dele, ou ler sobre Ele, mas viver a experiência da Sua própria vida.
Herodes só ouvia falar, e não devia ser pouco, pois, se João Batista o incomodava, Jesus muito mais.
Hoje, ouvimos falar de Jesus sistematicamente em nosso dia-a-dia, mas nem por isso podemos dizer que sabemos quem realmente seja Ele.
Irmãos e irmãs, Jesus nos faz esta pergunta, não para julgar a nossa resposta, mas para nos inspirar a buscar esta resposta, nos tornando verdadeiros discípulos Seus, pois somente em Seu caminho poderemos chegar ao conhecimento pleno da nossa vida, pois sem nos conhecermos, sem saber quem somos, jamais saberemos quem é Jesus!
Por isso, comecemos a conhecer Jesus na pessoa de quem a gente menos imagina que Ele possa estar.

Carlos - Comunidade Católica Pedras Vivas

Nenhum comentário:

Postar um comentário