terça-feira, 30 de abril de 2013

FORMAÇÃO - PEDRAS VIVAS





É IMPOSSÍVEL SER AMIGO DE JESUS, SENDO INIMIGO DA IGREJA!





                          O fundamento da fé católica está estreitamente ligado a Jesus.

           “Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando” (Jo 15, 14). Assim Jesus explicava aos discípulos e apóstolos em seus últimos encontros antes da sua paixão. Era um sermão amigável, de encontro fraternal e cheio de Amor. Jesus se despedia enchendo o coração de cada um dos seus seguidores, a fim de prepara-los para o grande momento do seu ministério terreno. Eles não compreendiam com clareza, mas Jesus sabia que após tudo consumado e sendo eles batizados com o Espírito Santo, todos esses ensinamentos se tornariam manifestos na Luz.
Cada um dos discípulos e apóstolos teve a sua oportunidade de fazer uma experiência com Jesus ressuscitado. O que não puderam entender com Jesus vivo falando com suas palavras, certamente o Espírito Santo revelou em sua intimidade. Portanto, Jesus realizou toda a sua missão com eficácia de Mestre e os apóstolos puderam continuar a sua missão, não como homens comuns, mas como verdadeiros amigos de Jesus, que agora deixou de ser um homem e se transformou em Igreja.
Em se tratando de fé, não existe outro meio de seguir as pegadas do Mestre sem estar nesta profunda comunhão com Jesus. Jesus se fez Igreja para continuar a sua missão. Esta transformação parece doer em nossa carne, assim como doeu no coração dos fariseus, doutores da lei e etc. Não está em nosso entendimento humano acreditar que Jesus se transformou em alimento para nós através da Eucaristia. Se eles não entenderam quando Jesus falava que precisariam comer da sua carne e beber do seu sangue, também nós não entenderemos sem estar estreitamente unidos a Ele.
Jesus é o amigo que deu a sua vida pelos amigos. Seguir Jesus não é diferente nos dias de hoje. Ser amigo de Jesus é dar a vida por Ele. É dar a vida pela Igreja, que hoje é a vida Dele. Cada um que se torna cristão católico através do batismo e confirmado com crisma, também se torna amigo íntimo de Jesus. Não estando em perfeita comunhão com a Santa Mãe Igreja e querer seguir Jesus, se torna impossível. Para ser amigo de Jesus e falar em seu nome é-nos necessário viver a plenitude de todos os Sacramentos.
Não se trata de uma simples imposição, mas de uma escolha. Optar por Jesus é escolher o caminho da Igreja. Jesus se revela a quem se torna corpo do seu corpo. Querer ser cristão apenas para viver os benefícios da salvação é desejar o que não existe. Jesus fundou a “sua” Igreja e não suas igrejas. E na sua Igreja deposita toda a sua esperança.
Estejamos certos da nossa escolha, pois somos caminhantes por vias desconhecidas e não existem homens capazes de nos ensinar as vias da Luz, sem serem os homens que se tornaram verdadeiros amigos de Jesus. Esses são os que deram a vida pela Mãe Igreja, hoje e ontem!

Pedimos a Todos os Santos e a Virgem Maria que intercedam por nós que ainda peregrinamos aqui na terra em busca da Pátria definitiva, onde esperamos reunir todos que se tornaram amigos de Jesus, com o Pai.

Deus seja louvado e adorado!

Carlos Alberto Batista – Comunidade Católica Pedras Vivas

Nenhum comentário:

Postar um comentário