quarta-feira, 19 de setembro de 2012

FORMAÇÃO - PEDRAS VIVAS

                               


                                 ONDE ESTAMOS DEPOSITANDO A NOSSA ESPERANÇA?



                                               A Fé, a Esperança e o Amor (1 Cor 13, 13)




                            Quando me veio em mente partilhar aqui no Blog sobre a virtude da"esperança", a princípio  achei que seria necessário mergulhar em algumas páginas da Sagrada Escritura, afim de buscar inspirações para melhor entender e tentar escrever tudo aquilo que fosse possível para o melhor entendimento de quem fosse ler. Porém, uma voz soou dentro de mim dizendo que não podemos entender a esperança, sem inserir em seu contexto a Tríplice Virtude Teologal, que se compreende como sendo: Fé, Esperança e Amor. De acordo com o CIC (Catecismo da Igreja Católica - 1803), "virtude" é uma  disposição habitual e firme para fazer o bem. E para fazer o bem, é-nos necessário fundir as nossas virtudes humanas, tais como: Justiça, Fortaleza, Temperança e Prudência, às Virtudes Teologais, ou seja, as virtudes infundidas por Deus em nós, pois elas nos dispõe a vivermos em conformidade com Deus Uno e Trino.

Quando aquele jovem rico do Evangelho de Mateus procurou Jesus para saber Dele o que seria preciso fazer para possuir a vida eterna, além daquilo que ele já fazia que era cumprir os Mandamentos, Jesus olhou para os seus olhos e com toda a ternura e Amor, percebeu que a esperança daquele rapaz estava fincada neste mundo, pois era nítida a sua intenção e disposição de possuir a vida eterna, mas vivendo neste mundo, afim de nunca parar de gozar as delícias da sua riqueza. Como sabemos, Jesus ofereceu para ele o verdadeiro Caminho e o que ele precisaria fazer. Mas, ao saber desta realidade, em nenhum outro relato dos Evangelhos, se pode ver uma pessoa sair tão triste depois de um encontro pessoal com Jesus. Vale lembrar, que o jovem cumpria rigorosamente os Mandamentos, mas ainda foi pouco em comparação com aquilo que Jesus tinha como "ser perfeito".

Ora, às vezes Jesus parece tornar simples alguns de seus ensinamentos, mas neste caso, foi tremendamente duro com as pretensões deste jovem. Este texto nos dá uma firme pre-disposição para buscarmos numa reflexão mais profunda, o verdadeiro sentido da "esperança". Quando depositamos a nossa esperança para vivermos neste mundo, certamente precisaremos possuir tudo aquilo que nos dê segurança, tipo: família, casa, trabalho, dinheiro, saúde, escola, alimentos, e etc. Isso é natural para todo o povo, em todos os lugares do mundo. No entanto, o jovem rico do Evangelho possuía ainda mais do que precisava, mas não sentia a felicidade de viver, pois sabia que tudo o que possuía não era suficientemente poderoso para lhe dar a eternidade. Ao contrário, para ganhar a eternidade era preciso renunciar a tudo que possuía, e ainda por cima, seguir Jesus com os Seus ideais de vida.

Vamos entrar na lógica de Jesus, pois na lógica puramente humana não conseguiremos penetrar em sua pedagogia divina. A fé desse jovem era uma fé até certo ponto madura, pois o lançou até Jesus, e fez vê-Lo como aquele que poderia lhe indicar o caminho. Essa fé, lhe encheu de esperança, pois Jesus era capaz de lhe mostrar o que precisaria fazer, no entanto, o que lhe fez voltar triste, abatido e derrotado, foi a oferta de Jesus, pois nesta oferta está inserida a mais perfeita de todas as virtudes: o Amor! Esse gesto de largar tudo, renunciar a tudo, abrir mão de tudo, para seguir Jesus é a mais perfeita prova de Amor que podemos dar a Deus. Jesus quis dizer ao jovem, que possuir os bens nesta vida e cumprir as leis e os mandamentos, não garantem a nossa perfeição, que é a vida eterna. Isso quer dizer: Deus não olha o que fazemos da nossa vida, mas com que Amor a vivemos.

O fato de largar tudo para seguir Jesus, não tem somente a conotação de esperar pela eternidade, mas depositar Nele toda a nossa esperança. Confiar plenamente que Nele está tudo, muito mais além do que podemos imaginar. Se tivéssemos que pagar alguma coisa para obter de Jesus aquilo que Ele nos dá de graça, nem ajuntando todas boas ações de todos os benditos deste mundo como se fossem nossas, poderiam pagar. Se passássemos todas as caridades, benefícios, obras, martírios e doações para a nossa conta, como se fosse nós as realizassem, ainda seria ainda irrisório. Jesus quis dizer àquele jovem, que a esperança não tem preço. Quis dizer que a esperança sem fé e muito muito menos sem Amor, nos lança a esperar pelas coisas que não têm vida, mas somente tirar da vida um prazer.

Portanto, entrar na pedagogia do Amor de Jesus é aprender o fundamento da esperança, pois pela fé, seremos capazes de viver antecipadamente, com Jesus em Seu Caminho, a vida eterna aqui neste mundo. Vamos aprender a sermos verdadeiros cristãos, onde a nossa vida será uma forma de anunciar o Reino de Deus, onde os ensinamentos da esperança nunca possuem Jesus como fundamento.

Pedimos ao Deus da fé, da esperança e do Amor, que nos cumulem de força, Luz e coragem para decidirmos, não como o jovem do Evangelho, mas como os Apóstolos, Maria, José e todos aqueles que deixaram seus nomes escritos no Livro da Eternidade, para aceitarmos o chamado de Jesus.

Deus seja louvado e adorado!


Carlos A. Batista - Comunidade Pedras Vivas

Nenhum comentário:

Postar um comentário