terça-feira, 18 de setembro de 2012

FORMAÇÃO - PEDRAS VIVAS

                                         


                                                  QUAL É A VERDADEIRA RELIGIÃO?

 
 Quem não conhece a Deus não conhece a si mesmo e não consegue viver plenamente a sua humanidade


                                  "O homem só vive uma vida plenamente humana se viver plenamente a sua relação com Deus." Esta frase resume com autoridade o caminho que a Igreja Católica abre para que todos os homens conheçam a sua própria identidade. Sim! O homem só conhecerá a si mesmo quando viver a plenitude da sua humanidade. Também, nesta mesma linha de pensamento, a Igreja define que todo o homem é, por natureza, um ser religioso, pois provém de Deus e para Ele caminha. (CIC 44)
Portanto, em toda a história da humanidade, sabemos que nem todos os homens se abriram para conhecer-se a si mesmo através do sobre natural, mas dando-se o direito de caminhar pela vida ancorado sobre a sua cultura, tradições,  própria inteligência e sobre a sua capacidade de compreender as múltiplas etapas e situações da sua vida. Podemos dizer que o homem fechado a si mesmo não terá um horizonte para mergulhar, mas somente uma visão limitada pela sua humanidade ferida.

O homem voltado para si mesmo, tende acreditar em tudo, menos em Deus. Deus passa a ser um inimigo, pois em sua visão aparente e material, não cabe nada que seja sobrenatural que possa mudar suas práticas de pensamentos. Mas, este homem caminhará sobre as suas ideias sem convencer-se a si mesmo e muito menos a outrem, pois nele está inscrito que somente em Seu Criador poderá conhecer-se a si mesmo e viver a plenitude da sua humanidade. Se o homem não foi criado por sua força e vontade, algo se esconde em sua origem, pois cada coisa criada tem o seu criador. Nada é criado por acaso. Nada vem do nada! Tudo que existe tem a mão e o desejo de alguém. Todos os animais irracionais existentes na terra, vivem a plenitude da sua natureza, mesmo não conhecendo quem os criou, pois o animal irracional não é semelhante a Deus.  Porém, ao homem, Deus criou com um Amor diferente, pois Ele quis que os homens conhecessem o Seu Criador. Deus fez o homem à sua imagem e semelhança. Portanto, ao homem Deus inseriu um desejo.

"E o homem deu nome a todos os animais domésticos, a todas as aves do céu e a todos os animais selvagens, mas não encontrou uma auxiliar que lhe correspondesse". (Gn 2,20) Neste texto da Sagrada Escritura, tirado do Livro de Gênesis, podemos perceber que o homem reconheceu que a sua natureza era completamente diferente de todas as outras criaturas. Ele sentiu-se sozinho, pois não encontrou quem pudesse lhe corresponder, ou seja, responder às suas necessidades humanas. Co-responder: responder com a mesma inteligência, voz, sorriso, afetos, etc. O homem viu-se sozinho num mundo repleto de criaturas. Assim é o homem sem Deus. Sem Deus, o homem não tem como refletir a Luz da esperança, mas somente viver a limitação da sua humanidade, num mundo onde todos os outros serão apenas os outros.

O homem sem Deus é sozinho, não uma solidão vazia de gente, mas como esse primeiro homem criado, que não via ninguém capaz de lhe corresponder, a não ser alguém que vivesse o mesmo instinto. Por isso, o ateu, aquele que não acredita em Deus, tem em seu universo apenas quem fala a sua língua, ou seja, um ateu, pois a sua limitação o impede de conviver com todas as pessoas. Um homem sem Deus foge do mundo e se refugia em si mesmo. Se na vida com Deus a felicidade é tão difícil de ser vivida, sem Deus ela é inimaginável, pois não se conhece um caminho para buscar a felicidade. A felicidade se torna uma busca frenética pelo prazer de ter e de viver. Os outros se tornam apenas um indivíduos no meio de uma multidão. O homem sem Deus não conhece a sua e nem a dignidade de quem quer que seja. Torna-se deus de si mesmo e a sua vida não é referência para ninguém.

Então, onde poderemos encontrar quem ensina a verdadeira religião? Essa resposta teremos que descobrir em quem revela quem somos, de onde viemos e para onde iremos, pois percebemos que precisamos viver a nossa perfeita humanidade para podermos conhecer o nosso Criador. Em primeiro lugar, precisamos nos convencer de que não somos nosso próprio deus. Precisamos entender que temos um Deus que nos criou e cuida de nós. Esse Deus não pode estar longe e precisa estar totalmente aos cuidados de cada um dos homens deste mundo, pois um Deus que cria precisa, necessariamente, cuidar da sua criatura.

Se a Igreja Católica Apostólica Romana revelou que somos seres totalmente religiosos, podemos acreditar que esta Igreja possui todos os elementos capazes de nos revelar quem somos. No entanto, precisamos mostrar a Deus que estamos neste mundo sentindo-nos sozinhos, sem alguém que nos correspondam conforme as nossas necessidades. Por isso, de agora em diante rejeitemos tudo aquilo que nos impedem de encontrar quem nos auxilie e se torne, verdadeiramente, quem nos revele quem somos e para aonde vamos.

Peçamos a Deus criador que abra os nossos olhos, nossos ouvidos e nossos corações, afim de percebermos todas as suas manifestações e revelações.


Louvado e adorado seja Deus!


Carlos A. Batista - Comunidade Pedras Vivas











                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário