sexta-feira, 21 de setembro de 2012

FORMAÇÃO - PEDRAS VIVAS

                                             


                                              A IGREJA COMEÇA NA FAMÍLIA  



                                                  A família é o Santuário de Deus


                             Quando se fala em família, não tem como pensar em outra coisa que não seja: esposo esposa e filhos. Em muitos casos, os casais não conseguem ter filhos, mas não deixa de ser família, no entanto, podem fazer adoção e se tornarem uma família ainda mais completa.
A instituição família foi criada por Deus logo no início dos tempos. Já no princípio, logo após a consumação do pecado, Deus iniciou em Adão e Eva a povoação do mundo, começando por Caim e Abel. Em todas as épocas, pais e filhos foram encontrando a melhor maneira para se viver, de se relacionarem e de se tornarem vias de Amor pelo mundo. Conscientemente, sabemos que em todos os tempos a sociedade sempre foi constituída com pessoas que pertencem a uma família. Por onde andamos, todas as pessoas que vemos são oriundos de uma família. Portanto, uma sociedade vive com quem convive bem ou mal em sua casa.

Quer conhecer alguém? Quer saber realmente como é aquela pessoa que você quer namorar, ser amigo(a)? Perceba como ela vive dentro de sua casa com a sua família! Cada família tem seus problemas, suas dificuldades, suas fraquezas. Cada família passa por diversas situações durante a sua caminhada pela vida. É assim para toda a família constituída neste mundo. Entre tantas e tantas diversidades de raças, credos, culturas, tempos e lugares, as dificuldades são e sempre foram as mesmas. Porém, existem dois aspectos fundamentais para uma família perder todo o sentido de uma verdadeira família, que são: a ruptura do casamento (divórcio) e onde a família deposita a sua fé e esperança.

O mundo sempre tenta desfazer a ordem natural de uma família, oferecendo opções que não possui aliança com Deus, onde está fundamentada a aliança eterna com pais e filhos, esses saindo para se casarem, e marido e mulher separando-se somente em caso de morte de um dos dois. Mas, nos tempos atuais isso tem se tornado um fato normal. O que se vê hoje em todo o mundo, é a família sendo desagregada de Deus, onde homens e mulheres deixaram de desejar uma aliança eterna com Deus, e o casamento tem se tornado apenas uma experiência de viverem juntos, caso esta experiência não for do agrado dos dois, separam-se e cada um vai fazer uma nova tentativa com outra pessoa. Assim tem sido a nova família nesse tempo.

Os filhos estão sendo criados sem nenhuma referência familiar. Para os jovens de hoje, amigos que ainda têm pai e mãe de um só casamento são anormais. Raramente se vêem jovens que ainda possuem pais casados. Também existem casais de segunda união, terceira união, bem como aqueles casais que nem quiseram assumir compromissos religiosos e/ou civis. Os filhos desses casamentos possuirão maiores dificuldades para se relacionarem com a sociedade. Esses aprenderão que a vida verdadeira é aquela que precisam levar vantagem como se a vida fosse uma disputa, e para isso, precisam eliminar do seu convívio as pessoas como se fossem concorrentes, entre essas, até pessoas da própria família.

Ainda existem famílias verdadeiramente constituídas entre os esposos, esses unidos pelo Sacramento do Matrimônio; porém, diante das dificuldades inerentes aos tempos atuais, essas famílias acabam se tornando apenas uma fachada de família, pois não fincam suas raízes em Cristo Jesus. Uma família que se diz cristã católica mas não coloca em prática a sua fé, torna-se uma testemunha negativa da Igreja, onde a Luz de Jesus fica ofuscada pelo modo de vida dos seus seguidores.

Em um dos seus encontros com uma multidão que O seguia, alguém chegou em Jesus e disse que sua mãe e seus irmãos estavam do lado de fora da casa e queriam Lhe falar. Nisso, Jesus lhe respondeu: "Quem é minha mãe e quem são meus irmãos? Em seguida, estendeu suas mãos para os discípulos e acrescentou: "Eis minha mãe e meus irmãos, pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai que está no céu, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe." (Mt 12, 46-49)
Podemos concluir o que Jesus quis dizer, pois para se tornar real aquilo que dizemos ser, precisamos colocar em prática a vontade de Deus. Não basta apenas dizer que é católico. A vontade de Deus é ver a família sendo uma verdadeira Igreja, onde os frutos serão vida de santidade. A santidade de vida é a única forma de fazer Jesus acontecer neste mundo, e a Igreja existe, foi criada por Jesus para santificar. Portanto, a família existe para santificar seus membros, cuja vida é para a honra e glória de Deus, não dos homens.

Vamos pedir para a Virgem Maria nos ensinar a fazer a vontade do Pai e nos tornar como a Família de Nazaré. Vamos pedir a Jesus que nos ensine a ser filhos obedientes e nos tornar filhos de Deus.

Deus seja louvado e adorado!


Carlos A. Batista






                           


                         



                         



Nenhum comentário:

Postar um comentário