segunda-feira, 24 de setembro de 2012

FORMAÇÃO - PEDRAS VIVAS

 
                                         

                                             PORQUE É TÃO DIFÍCIL SER CRISTÃO?




  Em todos os seus pronunciamentos, Jesus nunca falou que seria fácil se tornar um dos seus discípulos



                                  De acordo com os ensinamentos do Catecismo da Igreja Católica, o Batismo é       o fundamento de toda a vida cristã e a porta que abre o acesso aos demais sacramentos; somos incorporados  à Igreja e feitos participantes da sua missão (CIC 1213). Podemos também acrescentar alguns           outros  aspectos que fazem parte deste sacramento, entre eles o "banho de regeneração" e da "renovação            do Espírito Santo", que também é chamado de "iluminação". Neste banho o homem recebe a Luz verdadeira   e se torna "filho da Luz" e ao mesmo tempo, ele mesmo, em Luz.

Como podemos notar, o Batismo dá vida nova para a nova vida que é apresentada à comunidade       cristã; renova a esperança da Igreja e abre a porta para o batizado dar um sentido verdadeiro em sua   caminhada, através dos demais sacramentos da Igreja. A ele, a Igreja oferece todas as condições para entrar no   Reino de Deus pela qual a Igreja está plenamente incorporada a Cristo Jesus, sob a Luz do Espírito Santo,     pelo poder do Pai e sob a orientação materna da Virgem Maria. Nada lhe faltará para se tornar um discípulo   de Jesus, pois a Igreja é a possuidora e mantedora de toda a fé cristã.

No entanto, devido às dificuldades do pais maternos manterem-se fiéis aos sacramentos da Igreja, o    novo batizado corre o mesmo risco de não se tornar um discípulo, pois ser cristão não basta apenas assumir  este sublime estado de vida sacramental, numa realidade apenas vivida como uma simples opção religiosa.  Jesus constituiu a Igreja e a conformou com a Jerusalém Celeste; ligou a vida da Igreja ao Céu, onde a       mesma possui todos os poderes para ligar e desligar o Céu e a terra. Podemos dizer que a Igreja é o próprio    Céu na terra. Tudo concorre para o bem para todos que assumirem a sua dignidade de filhos de Deus,       onde, fora da Igreja, ninguém poderá reconquistar a sua progenitura divina perdida pelo pecado original.

Aí se manifesta toda a dificuldade para um batizado se tornar um discípulo de Cristo. Ser cristão significa  se tornar em novo Cristo. Passar por todas as suas dificuldades e manter-se fiel a todos os sacramentos       da
Igreja; vivendo-os em sua plenitude, transformando-se em Luz da terra, onde a presença testemunhada  pela    vida do batizado se torna o meio de fazer Jesus se manifestar ao mundo. Portanto, ser cristão não é   apenas   falar de Jesus, da sua obra de salvação ou das suas histórias, mas fazer da própria vida a própria    presença    viva de Jesus. Não existe outra lógica para ser cristão: é fazendo da sua vida, uma nova vida em Cristo,   em
todas as situações da vida.

Peçamos a Deus libertador que nos ilumine e nos tire da conformação com o mundo, pois necessitamos  nos
conformar com Jesus e sua Divindade.
Mãe do Bom Conselho, rogai por nós!


Carlos A. Batista - Comunidade Pedras Vivas




         








Nenhum comentário:

Postar um comentário