segunda-feira, 17 de setembro de 2012

FORMAÇÃO - PEDRAS VIVAS


       

        FAMÍLIA CRISTÃ É AQUELA QUE NÃO TRATA JESUS APENAS COMO VISITANTE
     

 "Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas casa não desabou, porque estava
   construída sobre a rocha." (Mt 7, 25)


                         Este texto Evangélico é mais uma das parábolas usadas por Jesus afim de anunciar o Reino dos Céus. Trata-se de uma opção, onde construir uma casa seja a referência para dar fundamento à nossa fé e à nossa esperança. Como sempre, a sabedoria divina revela nos detalhes aquilo que é determinante para, no Caminho, o fundamento, ou seja, a casa, seja capaz de suportar todos os obstáculos, sofrimentos e dificuldades, aqui retratadas pelas enchentes. Jesus nunca enganou quem quer que seja em seus ensinamentos e testemunho de vida. Jesus vivia aquilo que ensina e pregava, por isso, nenhum dos discípulos, e também toda a multidão que O seguiam, poderiam tentar caminhar pelas vias do mais fácil, pois, construir a casa sobre a rocha, significa colocar Jesus como fundamento, como base. Jesus é a mais perfeita referência, seja para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos; todos esses membros naturais de uma família.
No entanto, às vezes tentamos construir a nossa família sob a Luz do altíssimo, mas isso acaba sendo ainda mais difícil do que imaginamos, pois a  tarefa fica restrita a um ou a outro membro da família.

Portanto, a construção da casa sobre a rocha precisa a ser construída no início, onde começa a ser constituída uma família, ou seja, no caminho do namoro. É no namoro que começa uma família, pois é dele que sai o casal para se tornarem marido e mulher. 
José era um homem totalmente temente a Deus. Vivia na mais perfeita harmonia com o Criador, mesmo diante das dificuldades inerentes da época, mas a sua a fidelidade tornou-se conhecida nas páginas Evangélicas. O mesmo podemos dizer da jovem Maria, pois ela vivia todos os valores Evangélicos em sua vida, pois, mesmo sem ela saber,  Deus Pai já tinha lhe preparado a missão de dar a Luz ao Salvador. Como podemos perceber, a casa começa a ser construída bem antes do casamento. Assim, transformar o caminho do namoro numa fonte de vida nova, é a primeira necessidade de um casal que namora. 

Construir a casa sobre a rocha exige decisão. Literalmente, estabelecer a construção de uma casa sobre a rocha, exige esforços infinitamente maiores do que construir uma casa sobre a areia. Os instrumentos necessários para fundação precisam ser de materiais resistentes e capazes de perfurar pedras, bem como, a força, a perseverança e o suor precisam ser contínuos e renovados;  ao contrário da areia, esta necessita usar apenas das mãos e pequenas ferramentas. O que fazer? Escolher pelo mais fácil e perder a segurança, ou escolher o mais difícil, porém, viver sob a certeza de que esta casa jamais desabará?

Amor é decisão! Quando decidimos pelo convite de Jesus que nos chama a descobrir Nele mesmo a nossa vida, decidimos pelo Amor, pois "Deus é Amor" (1 Jo 4, 16b). Decidir construir a casa sobre a rocha é colocar toda a nossa esperança e toda a nossa confiança no caminho oferecido por Jesus. É construir a nossa história em suas pegadas, e nelas colocar os nossos esforços diários. Buscar atalhos; desviar do caminho oferecido; buscar realizações pessoais, onde nada se assemelha com a vontade de Deus; aceitar passivamente as nossas fraquezas e não travar uma luta constante contra o pecado e ainda, não reconhecermos de que somos incapazes de sustentar a nossa casa sozinhos, são alguns dos ingredientes nocivos para vivermos sob a rocha firme. Porém, esse não é o desejo de Deus e nem o desejo que Ele inseriu dentro de nós, pois o desejo Dele é que sejamos fortes, firmes e inabaláveis, pois Ele sabe que nesta vida precisamos conquistar o direito do céu. E para conquistar o céu a casa precisa estar firme, pois a casa somos nós!

Que a Virgem Maria, acompanhada pela santidade e fidelidade de José, nos ensinem e nos eduquem para fazermos da nossa vida, uma vida de luta espiritual, onde a força de Deus vai tornar a nossa casa firme e forte para suportar todas as investidas que vierem para nos derrubar.

Louvado e adorado seja Deus!

Carlos A. Batista - Comunidade Pedras Vivas

Nenhum comentário:

Postar um comentário