segunda-feira, 3 de setembro de 2012

FORMAÇÃO - PEDRAS VIVAS

   COMO SER AMIGO DE JESUS NESTE MUNDO?

 Ser amigo de Jesus é se tornando seu discípulo


             "Ninguém tem Amor maior do que aquele que dá a vida por seus amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando." (Jo 15, 13-14)
É com esta Palavra de Jesus que vamos partilhar neste momento aquilo pelo qual todos somos chamados a ser: amigos de Jesus! Podemos perguntar: de que forma conseguiremos ser amigo de Jesus onde para se viver é preciso vencer? Vivemos num mundo onde precisamos disputar tudo para conseguirmos chegar aonde pretendemos, afim de realizar nossos desejos, metas e projetos de vida. 

Concursos, vestibulares, exames, testes, tudo isso fazemos para estudar e trabalhar. Em se tratando de conseguir alguma coisa que dê sentido aos nossos anseios, precisamos eliminar as pessoas, pois elas se tornam nossos principais adversários. Com isso, é cultivado dentro de nós um desejo de buscar os meios necessários para vencermos os concorrentes, até mesmo suplicando a Deus que nos ajude a passar nos exames que vamos fazer. 

Portanto, Deus é de todos e não tem como socorrer a um e esquecer do outro. Deus não faz algo em nossa vida por merecimento, mas por Sua vontade e graça. Também podemos dizer que não conseguiremos nada somente com nossos esforços. Só Ele conhece e prescruta nossos corações e sabe das nossas intenções. Por isso, junto com a nossa de vontade de vencer está a vontade de Deus para nós. Em Seu projeto de vida, está aquilo que é o melhor para nós. Foi Ele quem nos escolheu para nascer. Foi Dele o projeto para a vida de cada um de nós. Então, para dar o verdadeiro sentido em nossa vida, precisamos unir os nossos sonhos com os desejos de Deus. 

É nesse sentido que entra Jesus com a Sua Palavra. Ele veio ordenar aquilo que é uma desordem dentro de nós. Com a Sua vontade vem junto tudo aquilo que nos revela o que precisamos fazer e construir. A vontade de Deus a principio parece impossível, pesada demais e demasiadamente improvável para nós, mas Deus não exige de cada um de nós mais do que podemos suportar. 

Quando Jesus fala em dar a vida pelos amigos, Ele está querendo dizer que ser amigo é esquecer de si mesmo e viver para o outro. É deixar de se apegar em seus desejos, sonhos e projetos para buscar com a sua vida conhecer e viver o projeto de Deus. Nisso está a plena realização do homem e da mulher. Complicado é encontrar nesta pedagogia de Jesus aquilo que realmente se torna bom para nós. 

Acontece que vivemos neste mundo como se nele está concretizado as nossas realizações. Não vemos outra coisa senão lutar para viver os nossos dias na plena felicidade, onde estudar, trabalhar, ter um bom salário, construir os nossos sonhos sejam realmente a nossa realização pessoal. 

Mas Deus não vê assim! No projeto pessoal de Deus não consta uma felicidade singular, uma felicidade pessoal e individual, onde cada um é o responsável pela sua. Deus cuidou da nossa vida pensando na eternidade, portanto, o pecado trouxe uma ferida enorme em nossa mentalidade em se tratando de felicidade, e nos tornou seres completamente individuais e egoístas. Podemos até querer o bem dos outros, mas sempre desejamos o melhor para nós!

Então, qual é a vontade de Deus em nossa vida? Reposta que pode e vai mudar a nossa história: "que sejamos santos, assim, como Ele é santo!" Por isso Jesus nos chama a dar a vida pelos outros, pois é desapegando de nós mesmos que podemos encontrar a nossa própria vida. 
No entanto, precisamos de coragem para tomar uma decisão dessas, pois em nós está a vontade de Deus, mas em nossos membros, em nossa carne está a nossa vontade, e nessa vontade não consta dar a vida pra ninguém. 

Que sejamos dóceis às manifestações de Deus e tenhamos coragem para meditar e refletir nessas palavras, pois desejamos ser felizes e nascemos para isso.

Louvado e adorado seja Deus!

Carlos Alberto Batista - Pedras Vivas




             
               

Nenhum comentário:

Postar um comentário