segunda-feira, 10 de setembro de 2012

FORMAÇÃO - PEDRAS VIVAS

                         


                              PORQUE É TÃO DIFÍCIL NAMORAR NOS TEMPOS ATUAIS?


                           Deus criou o homem com instinto caçador e a mulher com instinto sedutor.


                             
                                Em outros tempos, era comum o pai prometer a mão de sua filha para um homem que  fosse conhecido, ou  filho de algum amigo, ou até mesmo um parente de segundo grau. Bastava nascer uma menina que o pai já se preocupava em encontrar um "bom partido" para ela. Era uma tradição, porque  não  dizer, uma cultura que vinha sendo mantida por vários séculos, onde a família usava esse meio para  garantir o futuro casamento da filha.

Quando os pais não se preocupavam em prometer a mão de sua filha, corriam o risco da menina não      se casar, pois os meios de comunicação e as oportunidades de homens e mulheres se encontrarem, eram mais difíceis, já que as escolas e a própria família tomavam um cuidados especiais para não dar    oportunidades dos encontros casuais entre eles. Tudo era monitorado com regras e proibições. No entanto, o        instinto humano, tanto do homem quanto da mulher, move os dois da mesma forma em todos os tempos, ou seja, o homem como caçador e a mulher à espera, sendo ela a sedutora. Ao homem, Deus concedeu os        olhos ligados ao mais íntimo do seu prazer, onde todo o corpo de uma mulher pode ser o centro da sua   atenção. Claro, em cada homem existe um gosto especial, onde a atração se torna mais viva em uma parte específica do corpo, tipo, a uns são seduzidos pelos os pés, a outros as mãos, a outros os olhos, cabelos, etc.

Em se tratando da mulher, sabe-se que não existe uma norma específica para agradá-la, mas pela          sua sensibilidade, inerente à sua criação, a mulher não costuma olhar aspectos físicos do homem, mas       quase sempre naquilo que ele mostra em suas habilidades para conquistar seu coração. O homem olha o exterior e a mulher no íntimo. O homem procura o que a mulher mostra e a mulher ao que o homem oferece.            O homem é seduzido pelo que vê e a mulher é seduzida pelo que imagina no homem.

Como podemos perceber, podemos achar que a mulher era tratada como uma mercadoria, algo que nasceu para pertencer a alguém, e não para ficar solteira. Que ter uma mulher solteira dentro de casa seja         algo             de anormal, totalmente fora dos padrões de uma verdadeira sociedade. Portanto, os pais não viam     assim,   pois a preocupação deles  era realmente garantir que a sua filha não ficasse sem se casar, pois se           não      agissem desta forma,  dificilmente  ela teria como conhecer algum homem ou algum pretendente, já        que homem  não usava com destreza a sua vocação de caçador, pois a mulher já vinha prometida e    não havia necessidade de procurá-la.

Nos tempos atuais, tanto os homens quanto as mulheres perderam o sentido de busca e de espera,        pois ambos possuem a mesma forma de se encontrarem, de se buscarem. Não está para o homem a necessidade de procura e nem para a mulher a necessidade de espera. É comum a mulher tomar a iniciativa de conquista e o homem na expectativa da espera, com isso, mudando a forma original da criação. Tudo                   está   transformado, mas num mundo onde tudo pode e tudo é liberado. Sendo assim, aquilo que era               um compromisso  assumido pelos pais, tornou-se próprios nos filhos, consequentemente, não existe mais        a necessidade de manter   firme algo que não teve uma palavra, um compromisso. Da parte dos homens ficou mais fácil, pois as    mulheres estão cada dia mais fáceis. Da parte da mulher ficou ainda mais difícil, pois    o homem não precisa  assumir  a fidelidade, pois o namoro, ou ficar, não caminha para um casamento,      mas para uma experiência de vida  a dois, tipo, morarem juntos até um dos dois não desejar mais e partirem para outra.

Diante desta realidade, namorar nos dias de hoje perdeu o encanto, onde a caminhada que poderia ser    de espera, de conhecimento, de discernimento; de desejarem e construírem juntos no presente, já prevendo   o futuro. tornou-se um "aproveitar com prazer o momento de hoje".  Vive-se tudo hoje! Adianta    todo       o processo de uma vida que necessariamente precisa  ser construída aos poucos, na conquista diária e cultivar o Amor, que é a fonte da vida e dá sentido a tudo.  Os casais de namorados vivem no namoro               um relacionamento de casais sem compromisso, onde os  encontros são para se tornarem marido e mulher, mas sem uma perfeita comunhão com Deus, sem Amor, não podem se tornar uma só carne.

Que Deus tenha paciência e espere com alegria a volta dos filhos perdidos e secularizados.

Deus seja louvado!


Carlos A. Batista - Comunidade Pedras Vivas




Nenhum comentário:

Postar um comentário