terça-feira, 4 de setembro de 2012

FORMAÇÃO - PEDRAS VIVAS

                           


                         "COMO UM JOVEM CONSERVARÁ PURO O SEU CAMINHO?...


                                              ...Observando a tua Palavra." (Sl 118, 9)



                              "Alegra-te, jovem, com tua juventude, sê feliz nos dias da tua mocidade, segue os caminhos do teu coração e visão dos teus olhos, saibas, porém, que sobre todas essas coisas Deus te convocará para o julgamento" (Ecls 11, 9). Assim, diz o Senhor através da Sagrada Escritura.
Numa sociedade capitalista; num mundo secularizado e globalizado, onde tudo e todos se comunicam num piscar de olhos; num mundo onde todos lutam entre si para tirar vantagens e vencerem uma batalha como se uns e outros fossem adversários e concorrentes, Deus chama os jovens a conservarem puros os seus caminhos e, como fruto desta pureza, tornarem-se santos. Como dizia o nosso antecessor, Papa João Paulo II: "santos de calça jeans, tomando coca-cola, comendo sanduíche e frequentando shopping center".

O nosso querido Papa não estava inventando coisas. Ele não tirou da sua imaginação que é possível um jovem dos dias de hoje viver os reais valores Evangélicos. Não! O hoje Beato João Paulo II transportou do coração de Deus o desejo de que todos os jovens conheçam a verdade e nela fazem o seu caminho. Conservar puro o caminho, é aquilo que torna o jovem ser capaz de desfrutar as maravilhas celestiais e testemunhar ao mundo a forma humana e divina de viver a sua juventude.

Aconteça o que acontecer, o anúncio da Boa Nova só terá êxito em sua missão de dar vida nova na vida de cada um, quando cada um se conscientizar de que ser santo é o primeiro desejo de Deus para nós. E a esperança de fazer o mundo aceitar a Boa Nova, começa pelo testemunho de quem abre mão de viver as delícias do mundo, para ajuntarem tesouros no céu: o jovem!

Quando aquele jovem do Evangelho percebeu que a sua riqueza não lhe dava uma completa alegria, e mesmo sendo muito rico, seu coração não lhe comunicava coisas eternas, decidiu procurar um tal mestre para saber dele o que faltava em sua vida para que pudesse desfrutar eternamente daquilo que possuía. A saber, aquele jovem, ainda moço, já devia estar preocupado com o futuro, pois envelhecendo, não teria forças para gozar totalmente da sua riqueza. Sua iniciativa foi brilhante! Procurando Jesus, foi logo perguntando o que precisaria fazer de bom para ter a vida eterna, pois ele não queria abrir mão de viver eternamente aquela riqueza. Olhando em seus olhos, certamente com o olhar piedoso, Jesus lhe respondeu como descrito no Evangelho de Mateus: "Guarda os Mandamentos"; e citando-os um a um, fez com que o jovem se lembrasse de que guardar os Mandamentos já fazia parte da sua vida. Voltando-se a Jesus, perguntou: "O que me faltas ainda?" (Mt 20). Então, Jesus veio com a resposta sem rodeios, aquela que muda a história de qualquer um: "Se querer ser perfeito", vende o que possuis e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu". (Mt 19, 21)

Ah! Como foi duro para aquele jovem conhecer a verdade. Como foi difícil para ele saber, que mesmo se esforçando para cumprir os mandamentos, o seu esforço não lhe garantiria a vida eterna. Caiu sobre ele um peso cujo fardo é demasiadamente pesado, pois a sua resposta foi um "não" a Jesus, o filho de Deus. O "não" dado voluntariamente a Jesus, causou-lhe todas as tristezas do mundo, pois foi um "não" à vida! Assim, como ao jovem do Evangelho, Jesus comunica a Boa Nova para que todos tenham vida. Quando um jovem, na sua liberdade, compreende o chamado de Jesus para caminhar com Ele e segui-Lo, respondendo com o "sim",  sem nenhuma reserva para si, doando-se inteiramente para servir, este, concretamente, reencontrará a vida que estava escondida. Este jovem se alegrará com suas descobertas e a ele será dado a participar dos bens celestiais. A ele será revelado os mistérios escondidos no coração do Pai, somente revelado aos pequeninos. Sim! Se tornará um pequenino no Reino, pois o jovem se revestirá de humildade, paciência, coragem, alegria, disposição, fé e esperança, e a tudo isso lhe será acrescentado o Amor do Criador. Para isso, basta abrir mão de todas as suas riquezas pessoais, que podem ser simplesmente sonhos, projetos, desejos e vontades.

"Afasta do teu coração o desgosto, e o sofrimento do teu corpo, pois a juventude e os cabelos negros são vaidade." (Ecls 11, 10)

Portanto, coragem, jovem...Coragem! Jesus é aquele que te ama e te chama a viver com Ele uma nova e sublime história de Amor.

Deus nos conceda sabedoria, Luz e força para vivermos a nossa vocação de santidade!

Abraços fraternos

Carlos A. Batista - Comunidade Pedras Vivas
                       














           

Nenhum comentário:

Postar um comentário