quinta-feira, 6 de setembro de 2012

FORMAÇÃO - PEDRAS VIVAS

                               
                                    A VIRTUDE DO HOMEM É ASSEMELHAR-SE A DEUS
                             

                           "Deus disse: Façamos o ser humano à nossa imagem e semelhança" (Gn 1,26)


                    O Catecismo da Igreja Católica descreve em seus ensinamentos como autoridade de Igreja-Mãe do povo de Deus, que "O objetivo da vida vida virtuosa é tornar-se semelhante a Deus", verdade esta, inspirada nos escritos de São Gregório Nissa.
O Santo Padre não pensou nesta afirmação baseado em sua humanidade, ou conhecimento teórico, mas retamente inspirado na verdade absoluta da Sagrada Escritura e na perfeita comunhão com o Criador. Deus, em sua infinita bondade, criou o homem à sua imagem e semelhança e homem não descansará enquanto não atingir na plenitude da sua vida, viver esta realidade.

Perdido em sua natureza ferida, o homem deseja em sua alma viver as virtudes divinas, mas em sua luta interior só conseguirá atingir a plenitude das virtudes humanas. Sim! O homem íntegro em sua caminhada pela vida, poderá praticar atos bons ao dar o melhor de si. Dar o melhor de si, significa colocar-se em escuta da Palavra de Deus, participar da Sua Natureza Divina , conhecer a Sua vontade e colocar em seus esforços tudo para fazer da sua vida, uma vida virtuosa. Assim, poderá viver as práticas do bem.

Quando o homem atinge em sua vida a prática do bem, torna-se participante da vontade Divina e o Senhor lhe concede a graça de também fazê-lo viver as práticas celestiais, que são as Virtudes Divinas, como ensina o Catecismo: Virtudes Teologais, que são: Fé, Esperança e Amor!
O homem, por si só, não teria como chegar à perfeição de sua vida virtuosa, mas a graça de Deus lhe permite entrar em Seus mistérios e a ele serem revelados o verdadeiro sentido da vida. Ao homem virtuoso é concedido a vida espiritual e não a vida psíquica, puramente humana, o que São Paulo nos ensina em suas Cartas Apostólicas.

"Ocupai-vos de tudo que é verdadeiro, nobre, justo, puro, amável, tudo que é louvável, honroso, virtuoso ou de qualquer modo mereça louvor" (Fl 4,8) Estas são as mais perfeitas virtudes morais, onde coloca o homem na condição de semelhança com o Deus Criador. Quando o homem começa a pensar os mesmos pensamentos de Deus, começa dentro de sí uma corrida rumo à perfeição e a sua luta será para viver segundo os desejos de Deus, expressos em Sua intimidade!

Sejamos dóceis à voz de Deus que clama dentro de nós para sermos filhos obedientes e dignos da Sua perfeição.

Deus seja louvado e adorado!

Carlos A. Batista - Comunidade Pedras Vivas

Nenhum comentário:

Postar um comentário