domingo, 16 de setembro de 2012

FORMAÇÃO - PEDRAS VIVAS

                                   


                                     LOUCURA DA CRUZ - MENSAGEM DE ESPERANÇA



                                           O fiel é aquele que segue Jesus no caminho da cruz


                     Apesar de professarmos a nossa fé em todas as Celebrações Eucarísticas dos domingos, festas,  e também em alguns encontros religiosos e orações, bem como em nossas comunidades cristãs de que somos fiéis à Igreja Católica Apostólica Romana, a cruz de Cristo continua a ser para muitos, até hoje, "loucura" e "escândalo". O que Jesus ensina aos discípulos sobre toda a sua missão, encontra um eco de rejeição no coração de Pedro e uma loucura no coração dos demais discípulos. De diversos modos e maneiras, Jesus ensina aos discípulos que a sua missão se concretizará plenamente,  passando pelo sofrimento da cruz, e isso se torna o maior desafio para fazê-los entender, pois não se trata de entender com a pedagogia humana, mas pela pedagogia do Espírito. Através dos seus encontros pessoais com os discípulos, principalmente com Pedro, Tiago e João, Jesus  nos dá a certeza de que entender a pedagogia da cruz não se trata de algo que vem da nossa capacidade puramente humana, mas de uma profunda revelação divina. Pedro não responde por si mesmo àquela pergunta, a princípio dirigida a todos os discípulos: "E vós, quem dizeis que eu sou?" (Mc 8, 29) com as suas próprias palavras, seu entendimento, ou mesmo por ter tido uma alguma experiência com a pessoa divina de Jesus, mas o próprio Deus que o revela para que pudesse responder.

Diante disso, podemos perceber que não adianta apenas repetir com palavras quem é Jesus. Podemos perceber que não podemos conhecer Jesus apenas com a sua aparência, apenas em saber da sua missão, do seu projeto,  e daquilo que Ele realizou. Não se conhece Jesus apenas caminhando com Ele, como fizeram todos os discípulos, mas participando ativamente do seu projeto de salvação, carregando a sua cruz.
Jesus se deixa encontrar por todos aqueles que responde com disponibilidade o seu chamado, mas não se manifesta àqueles que desejam apenas receber Dele os seus benefícios, os seus favores. Claro, Jesus nunca deixa de atender às necessidade de quem quer que seja, mas o desejo de Deus é que todos tenham vida em abundância, porém, dando a própria vida, assim, como deu Jesus a Dele.

Entender a cruz é viver no caminho da cruz. É fazer o caminho de Jesus na cruz. Não se trata de viver como cristão, apenas desejando os benefícios da salvação, tentando meios e estratégias que não se identificam com as vias da cruz. Não! O fiel cristão precisa viver Jesus em sua radicalidade Evangélica. Por isso, precisamos estar dispostos a aceitar Jesus como Cristo, como Filho de Deus, como o enviado do Pai, porém, com a lógica do Espírito e não com a lógica da carne. Do contrário, o Cristo do Calvário permanecerá um mistério para nós. Deus não deseja nenhum sofrimento para o cristão, assim como não desejou para Seu Filho,  mas para podermos entender, conhecer, experimentar, viver, anunciar e revelar Jesus ao mundo. Esta é a lógica do Espírito, pois desejar algo menos do que isso para podermos professar a nossa fé com a dignidade de filhos de Deus, é fazer como Pedro na sua humanidade , onde a sua resposta pessoal foi para Jesus uma manifestação de satanás e não de Deus.

Portanto, cabe a cada um de nós professarmos a nossa fé na certeza de que responder com clareza a nossa vocação de filhos de Deus, é unir todos os nossos esforços cotidianos para caminhar com Cristo e a sua bendita cruz, pois somente assim estaremos revelando ao mundo e às pessoas que o peso da cruz é insuportável e não entendida quando nos baseamos em nossa própria inteligência e entendimento, mas plenamente em comunhão com o Espírito Santo nos doado pelo próprio autor da fé: Jesus da Cruz!

Que Deus Pai nos ensine e nos capacite para bem carregarmos a cruz da vida!

Louvado e adorado seja Deus!

Carlos A. Batista - Comunidade Pedras Vivas



Nenhum comentário:

Postar um comentário