domingo, 14 de abril de 2013

FORMAÇÃO - PEDRAS VIVAS

             

               FORTES NA FÉ, ALEGRES NA ESPERANÇA!


                                  "Alegrai-vos sempre no Senhor! Repito, alegrai-vos! (Fl 4, 4)


           É um convite que Paulo Apóstolo nos faz através da Carta endereçada à comunidade cristã de Filipos: 'Alegrai-vos sempre no Senhor'.  Pelos escritos do sagrado autor, podemos perceber que se trata de uma comunidade muito querida por ele, pois é a primeira comunidade fundada por ele mesmo em terra europeia na sua segunda viagem, por volta dos anos 50 dC (At 16, 11-40). Esta carta foi escrita enquanto o mesmo se encontrava em cativeiro na cidade de Éfeso, por volta do ano 55 dC.

Entrando na reflexão deste convite para alegrarmos no Senhor Jesus, é-nos necessário compreender como pode uma pessoa encarcerada e impedida de cumprir a sua missão de Apóstolo, estar tão alegre, sabendo que esta prisão seria em razão dele proclamar, anunciar e levar muitas pessoas a entrar no caminho da conversão. Ele se achava em cativeiro, porque estava anunciando alguém que estava fazendo todo o povo mudar as estruturas de vida, bem como antigas tradições e culturas. Esse Jesus anunciado nem estava mais entre o povo,  e pelos escritos sagrados, o tal Messias viria apenas para restaurar o povo de Israel, e não os povos do mundo inteiro. Entrar na vida de pessoas e anunciar coisa nova sem que vejam com os olhos é missão de quem precisa encontrar alegria onde menos parece existir. 

Paulo não parou em seus problemas, em sua prisão, em sua dor e nas dificuldades, mas se manteve fiel nas promessas de Jesus de que estaria com ele em todos os momentos do Caminho. Portanto, a primeira lição deste convite está em ficar firme na fé e não deixar que nada neste mundo impeça a nossa alegria de caminhar pelas pegadas do Cristo. No entanto, não podemos comparar esta alegria de estar seguindo o Caminho, com as alegrias do mundo. Alegrar-se em Jesus é não perder o foco Nele. É não dar chance a nós mesmos de perder a divina comunhão com o Espírito Santo. Alegria do mundo é aquela que precisamos de motivos. Alegria de Jesus tem um só motivo: o céu! Quando estamos neste Caminho, que é o próprio Jesus, nossa alegria não se desfaz e não se transforma em tristeza, mesmo que caminhemos pelos vales tenebrosos.

Muitas vezes somos tentados a duvidar dos testemunhos dos mártires, dos santos e daqueles que não desanimaram em continuar a obra da salvação, pois nenhum deles fugiram das dores, dos sofrimentos e não ficaram pelo caminho. Mas, não seguiram este Caminho tristes e abatidos, ao contrário, mostraram a todos nós uma alegria incontida por estarem sofrendo as mesmas dores de Jesus. Sejam os antigos ou os atuais, todos os cristãos fiéis mostraram força e coragem para viverem e anunciarem a Boa Nova de Jesus. 

No entanto, para entrarmos nesta pedagogia de alegria, todos nós precisamos também de entrar na pedagogia do Mestre. Jesus não veio anunciar nada que pudesse ser aproveitado nesta vida. A salvação não consiste em viver as alegrias deste mundo, mas a vida eterna, as alegrias celestiais. Vencer o pecado e a morte se traduz em morrer para este mundo e nascer para a vida verdadeira. Este estado de alegria é que preenche a nossa alma. Alegria de Jesus é antecipar este gozo celestial, na certeza daquilo que ainda não vemos e nem conhecemos. Esta é a fé verdadeira: conhecer realidades que não se vêem e já possuir aquilo que se espera (Hb 11, 1). Viver as alegrias celestiais não faz parte da nossa condição puramente humana, é sobrenatural. É uma graça de Deus que a concede a todos aqueles que ouvir o seu chamado e atende com toda a disponibilidade do coração. Viver as alegrias de Jesus é tomar a sua cruz e segui-Lo. A cruz da vida, a cruz da salvação. Não tenhamos medo, pois já sabemos que Ele ressuscitou e a morte foi vencida. Se no Caminho com a cruz aparecer as dores e os sofrimentos, que certamente aparecerão, não podemos nos desanimar, pois a promessa continua valendo, e como Paulo podemos confiar, pois ela é válida para todos os tempos e todos os povos.

Alegria do Senhor é a nossa força, já dizia um profeta do Antigo Testamento. Que seja o Senhor a nos preencher com a sua alegria, pois as alegrias do mundo são passageiras e muitas delas ainda deixam marcas de pecado em nossos corações. 

Deus seja louvado e adorado em nossa vida!

Carlos Alberto Batista - Comunidade Pedras Vivas







              

Nenhum comentário:

Postar um comentário