quinta-feira, 4 de abril de 2013

FORMAÇÃO - PEDRAS VIVAS

           

             
           
               
                CRISTO DEVIA SOFRER E RESSUSCITAR DOS MORTOS AO TERCEIRO DIA

                                                     "A paz esteja convosco!" (Lc 24, 36)



                       É com esta saudação: 'A paz esteja convosco' que Jesus se apresentou aos Apóstolos e discípulos após a ressurreição. Em toda a sua caminhada e missão de anunciar o Reino dos Céus, bem como, preparar os discípulos para o momento crucial da sua paixão e morte, Jesus foi perfeito em seu ensinamento sobre o significado da verdadeira paz. Ele chegou a dizer a todos que daria a verdadeira paz, não a paz deste mundo. Apascenta o seu coração! Palavra firme que deixa a certeza de que a paz está intimidade do nosso ser.

Na Liturgia de hoje, os discípulos narram toda a trajetória de Jesus em sua missão, dando um sentido no pano de fundo, que era Jesus se manifestando após a ressurreição. Ao perceberem aqueles gestos costumeiros da fração do pão, eles ficaram espantados, pois eram gestos típicos do mestre. Jesus sabia que iria encontrar neles esta dificuldade, pois ainda não tinham sido batizados no Espírito Santo, e na simples humanidade ferida pelo pecado, realmente não poderiam entender nada. Mas, como sempre, Jesus foi bastante paciente, amigo e lhes mostraram as marcas da sua dor. "Vejam, sou Eu mesmo!"

É desta forma que Jesus deseja se mostrar neste mundo. Ver Jesus neste mundo não foi um privilégio de poucos, e até seria uma incoerência de Deus Pai se fosse assim. Mas, se os discípulos não reconheceram Jesus em sua aparência, Jesus se mostrou em sua dor. É um mistério, mas Jesus está entre nós! Então, qual é a estratégia para vermos Jesus neste mundo? Abrir o nosso coração para a mensagem do Amor! É entrando no âmbito desta paz que vem de Jesus. É fazendo morrer o nosso homem velho, mortificando o nosso passado, não no sentido de esquecê-lo, mas de transformá-lo. Não se vê Jesus sem antes purificar o nosso coração. A paz é não se perturbar com nada nesta vida. É passar a olhar o mundo, as coisas e, principalmente as pessoas, como o mesmo olhar de Cristo. Isso é a paz!

Eu vos dou a Paz! Jesus dá Ele mesmo. Ele é a paz. Não podemos nos conformar com este mundo, como diz Paulo Apóstolo, mas a Cristo. O que quer dizer: não podemos dar forma à nossa vida conforme a forma que o mundo dá com seu jeito morte. Precisamos nos conformar, dar a nós mesmos a forma de Jesus, a ponto de imitá-lo em sua caminhada como um homem como nós. É naquela pureza de coração que vamos nos conformando com Ele. Sim, estando ainda com a nossa consciência no pecado, mas precisamos entrar na pedagogia de Jesus e lutar bravamente contra ele. Um coração puro não aceita passivamente o pecado, por menor que seja. Lutando contra o pecado, estamos em paz!

Ao descer aos infernos para salvar nossos velhos pais, Jesus foi ao encontro deles empunhando a cruz vitoriosa. Diz antigos textos, que ao vê-lo, Adão o nosso primeiro pai, cheio de espanto bate no peito e clama para todos: "O meu Senhor está no meio de nós". E Cristo respondeu a Adão: "E com teu Espírito".
E, segurando-o pela mão, disse: "Acorda, tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo te iluminará".
Como é sublime para nós sabermos disso. Estamos como mortos, como diz novamente Paulo Apóstolo, mas completa dizendo: "Vossa vida está escondida com Cristo, em Deus!" (Cl 3,3) Em Adão, Jesus salvou toda a humanidade, assim como em Adão tínhamos morrido.

Portanto, levantemos do nosso túmulo, pois todos nós que morremos em Adão, ressuscitamos com Cristo!


Deus seja louvado e adorado!

Carlos Alberto Batista - Comunidade Pedras Vivas

Nenhum comentário:

Postar um comentário