sexta-feira, 26 de abril de 2013

FORMAÇÃO - PEDRAS VIVAS

                 


                  COMO DISCERNIR A NOSSA VOCAÇÃO 

                      
                   "Farei que o homem seja mais raro do que o ouro puro" (Is 13,12)


                          

                                 Quando encontramos na Palavra de Deus alguma passagem que cria em nós uma agitação interior, podemos esperar que Ele terá coisas sublimes a nos revelar. Não que exista alguma passagem na Sagrada Escritura que deixe de trazer motivações dentro de nós, mas como sabemos, Deus responde às nossas orações através da Sua Palavra expressa na Bíblia. Por isso precisamos ficar atentos a tudo que vier da parte Dele. Seja pela boca do Sacerdote, ou de um missionário leigo; seja pela leitura meditada, ou até pela boca de quem menos esperamos. O que importa, é abrirmos largamente o coração quando se trata de ouvir ou ler a sua palavra, pois Deus deseja que aprendamos Dele a fim de fazer da sua Palavra o sentido da nossa vida. 

Nesta partilha vamos procurar os meios evangélicos para descobrirmos o caminho que poderão mostrar os sinais de Deus em nossa vida. Podemos dizer que Deus nos fala como aos amigos. Ele está no meio de nós e disso precisamos estar totalmente convictos. No entanto, existem vários fatores que contribuem para que a voz de Deus fique abafada dentro de nós, entre eles o barulho do mundo. Queremos dizer que o barulho do mundo não vem para abalar os nossos ouvidos, mas dominar os nossos desejos. O mundo com seu violento barulho abafa a voz de Deus que clama dentro de nós. Enquanto Ele dá a direção do Amor, o mundo envia um caminho de prazer. O mundo age contra Deus oferecendo tudo aquilo que nos afasta Dele. Porém, como não podemos discernir por nós mesmos o que vem para o bem e o que vem para o mal, vamos entrando na pedagogia do prazer e fazendo da nossa vida um caminho inverso que deveríamos fazer.

Temos pouquíssimas pessoas ao nosso redor, ou quase nenhuma, que possam nos ajudar a caminhar pelas vias do Amor. Em se tratando de encontrar o melhor para a nossa caminhada, podemos dizer que estamos órfãos, pois dificilmente encontramos quem esteja totalmente disponível para nos ajudar. Temos a Santa Mãe Igreja em perfeito sincronismo com a vontade de Deus. Ela existe para fazer de cada um de nós uma perfeita oferenda de Amor. Ela pode nos dar todos os meios de santificação, mas ainda não sabemos como tirar da Igreja tudo aquilo que precisamos para viver as vias do Amor. 

Em toda a sua história a Igreja vem lutando para vencer as perseguições do mundo que vive sem Deus. Mas esta luta não é contra a carne, contra o próprio homem, mas uma luta espiritual onde vencer é permanecer fiel na vontade de Deus. A Igreja vem dando o seu sangue através dos seus fieis que se tornam membros de Cristo. Este sangue que fortalece e torna a Igreja invencível. O mundo persegue a Igreja porque sabe que nela está o triunfo de Jesus. Como dissemos, o mundo luta contra a Igreja fazendo de tudo para seduzir seus filhos. O mundo oferece tudo o que seduz o homem em seu prazer. Nisso, o homem cai pela sua razão natural, de pecador, pois o desejo sem Deus atrai o homem para as coisas do mundo. Diante disso, abertos ao mundo o homem deixa de ouvir a voz de Deus dentro de si. 

Estas são as razões naturais que tiram o homem da sua capacidade de ouvir a voz de Deus. Inconsciente de qual caminho a seguir, ele fica também incapaz de saber o que fazer da sua própria vida. Mesmo realizando seus desejos, seus sonhos e seus projetos, o homem não sente total satisfação pessoal, pois sempre vai sentir dentro de si que falta alguma coisa em sua vida. Na mesma proporção que sente nas alegrias, também sente no vazio. Porque isso? Porque Deus não ofereceu ao homem nada que pudesse lhe trazer felicidade neste mundo. O que Deus oferece ao homem neste mundo é tudo que ele precisa para dar sentido na sua vida, a fim de caminhar para a sua pátria definitiva: o céu! Todos os dons ofertados ao homem são para o homem gastá-los para os outros, e não para si. É por isso que ninguém se sente realizado, saciado neste mundo. Sempre vai desejar mais e mais. 

Por isso, dentro daquilo que nos propomos a partilhar nestas linhas, o homem precisa entender e descobrir o seu verdadeiro caminho. Em sua vida, o homem é capaz de discernir o que verdadeiramente Deus desejou para ele. Basta abrir largamente, como abre para o mundo, o seu coração para Deus. Quando isto acontece, aquelas barreiras criadas entre o homem e Deus vão se desfazendo. O homem passa a conhecer a vontade de Deus, e percebe que esta vontade não é boa somente para Deus, mas principalmente para si mesmo. Deus organiza a nossa mente. Ele nos ordena. Ele dá o verdadeiro sentido e tudo fica muito claro. Descobrimos que não nascemos para nós mesmos, mas para os outros. Também passamos a descobrir que a felicidade verdadeira não se encontra aqui neste mundo, mas no futuro com Cristo Jesus. 

Portanto, ao passar a viver dentro desta pedagogia Divina, somos inspirados a fazer da nossa vida uma busca que só tem sentido se for para viver e anunciar a Boa Nova anunciada por Jesus. Nisso, os valores das coisas do mundo são relativizados e passam a ter os reais valores. Nesta caminhada, Deus usa de seus métodos para revelar tudo que precisamos, pois Ele conhece como ninguém cada um de nós. Assim, podemos perceber que Deus age da mesma forma que sempre agiu, porém, passamos a ouvir a sua voz que antes estava escondida. Abertos para o mundo, ouvimos o que traz prazer e satisfação pessoal. Abertos para Deus, ouvimos o que nos dá vida e sentido para a nossa caminhada. 

Assim poderemos discernir a nossa vocação. Sem forçar e sem sentirmos forçados. Deus sabe usar da nossa liberdade para buscarmos o melhor, pois este melhor nunca mais será para nós, mas para Deus. Sendo para Deus, será para nossos irmãos. 

Como Terezinha do Menino Jesus, poderemos dizer: A NOSSA VOCAÇÃO É O AMOR!

Deus seja louvado e adorado!


Carlos Alberto Batista - Comunidade Pedras Vivas

Nenhum comentário:

Postar um comentário