segunda-feira, 29 de abril de 2013

FORMAÇÃO - PEDRAS VIVAS

                             
 


                               OS CRISTÃOS NO MUNDO



                                      "Eu sou a Luz do mundo" (Jo 8, 12) 



                                         Logo após aquele episódio com Maria Madalena onde os fariseus a jogaram na presença de Jesus a fim de colocá-lo em prova sobre o fato do adultério, houve logo após um questionamento da parte dos fariseus com relação a Jesus ter dado testemunho de si mesmo. Para eles o testemunho de Jesus não era verdadeiro. Isso pelo fato Dele ter dito: "Eu sou a Luz do mundo. Aquele que me segue não anda nas trevas, mas possui a luz da vida" (Jo 8, 12).
Em sua relação de Mestre com seus os discípulos e os apóstolos, Jesus ensinava com autoridade e mostrava com seus ensinamentos e, muito mais pela prática da sua vida. No entanto, algumas palavras confundiam a mente de todos por suas características espirituais e de difícil entendimento pelas práticas humanas, assim como essas do Evangelho de João.

No entanto, sabemos que após a Igreja de Jesus Cristo ser ratificada no acontecimento do Cenáculo, todos os presentes foram contemplados com o batismo e a efusão do Espírito Santo, daí, tudo foi claramente revelado e a Luz abriu a mente e o coração de cada um. Com isso, o novo povo de Deus começou a viver olhando as coisas e as pessoas diferentemente da forma que viam antes. Tudo ficou claro e as coisas escondidas não mais existiam. Nasciam naquele momento os cristãos: aqueles que se tornariam os cristos no mundo. 

Quem são hoje os cristãos no mundo? Podemos dizer que os cristãos não se diferenciam dos outros homens em qualquer parte do mundo, nem pela língua falada, nem pelos costumes e nem pelas instituições. Com certeza, não moram em cidades próprias fundadas por eles mesmos, nem utilizam linguagem diferente ou estranha, e muito menos levam uma vida diferente. Não foram pelas suas iniciativas que se tornaram cristãos e nem vieram de si mesmos a sua doutrina, bem como, não se apoiam em dogmas humanos como tantas outras instituições, religiões e culturas. 
Moram em qualquer cidade conforme a Providência Divina os enviam, sem perder os costumes do povo e do lugar.

Expõem suas vidas com naturalidade e se tornam referência de Amor para todos, sem nada buscarem para a sua própria comodidade. O incrível modo simples de viver consegue testemunhar a divina presença do Mestre, em seus olhares e nos seus singelos gestos de carinho. Estão na carne, mas não vivem segundo a carne. Moram no mundo, mas tem no céu a sua cidade. Obedecem rigorosamente as leis estabelecidas, mas com a própria vida são capazes de fazerem muito mais daquilo que está escrito nas leis. São capazes de amar a todos sem distinção e são odiados e perseguidos por estes mesmos que amam. São pobres, mas nada lhes faltam. Não possuem absolutamente nada, mas vivem na abundância. Não se apegam a nada, pois a nada consideram como propriedade sua. Fazem o bem, mas são maltratados como se fizessem o mal. 

Assim caminham os cristãos pelo mundo. Suas características são percebidas pelo olhar bondoso e carinhoso. Seus passos caminham sobre o chão duro do mundo, mas seus pés sentem a leveza da região celeste. Seus sofrimentos são mais os pesados, mas a dor se transforma em remédio que cura e fortalece o seu coração. Os cristãos estão no mundo, mas não pertencem ao mundo! 

Seguindo fielmente os ensinamentos do Mestre Jesus, os Cristãos se armam com todas as virtudes humanas, tornando-as capazes de acumular as virtudes Divinas. Lavam suas vestes das imundices do mundo e na claridade exigida se tornam Luz no caminho da vida. Vão iluminando por onde passam e as sementes de Amor caem pelo caminho esperando pelo Agricultor que vem cultivando conforme o terreno adubado e preparado. Santificam o que pegam e purificam o que olham. Não são reconhecidos no mundo quando vivem, mas ao morrerem jamais serão esquecidos! 

Graças e louvores sejam dadas ao Pai e Criador, pois foi Ele quem constituiu os cristãos no mundo. Foi Ele quem fez seu Filho nascer e viver como nós a fim de deixar a herança da vida nova. Foi Ele quem constituiu o povo para seguir pelo caminho que leva à Pátria definitiva. Portanto, o Cristão vive pela fé e nunca pela visão. Fechar os olhos para o mundo é a chave que abre a porta do céu. Caminhar pelo vale de lágrimas é banhar-se nas águas torrentes da vida eterna. Sofrer é viver. Viver é morrer. Morrer é nascer!

Vem, Espírito Santo! Vem, Espírito que dá a vida! Vem iluminar o seu povo sedento de Luz!

Deus seja louvado e adorado!

Carlos Alberto Batista - Comunidade Católica Pedras Vivas

Nenhum comentário:

Postar um comentário