segunda-feira, 22 de abril de 2013

FORMAÇÃO - PEDRAS VIVAS

                        

                        QUEREMOS VER JESUS


                     Caminho, verdade e vida!
                                  (Jo 14, 6)


              Poderíamos partilhar este texto meditando a passagem bíblica expressa no Evangelho de João,  onde Jesus estava respondendo as dúvidas dos discípulos, principalmente a Tomé e Filipe, que se mostraram totalmente fora de sintonia com o Mestre, pois não estavam entendendo a linguagem que Jesus estava falando. Porém, vamos entrar no contexto que não está no Evangelho de João, mas no de Mateus, onde poderemos atualizar ainda mais aquilo que Jesus queria dizer aos seus discípulos.

Antes, lembremos que no diálogo do Evangelho de João, Jesus estava tentando explicar aos discípulos a forma que com que Ele iria continuar a sua missão juntamente com eles mesmos, logo depois  de ter concretizado o plano de salvação, ou seja, morrer, ressuscitar e batizar com o Espírito Santo. Jesus explicava que voltaria depois de preparar um lugar para eles junto com o Pai, e para onde iriam, seguiriam por um caminho conhecido por eles, mas Tomé questionou e disse que não sabia que lugar era este. Em seguida, Felipe também fez a sua colocação e disse a Jesus: "Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta." (todo o diálogo em Jo 14, 1-11)

Entrando no texto da partilha que  está no Evangelho de Mateus, onde Jesus narra com detalhes a forma de como será feito o julgamento de todos os que seguiram pelo caminho em busca daquele lugar preparado por Ele e pelo Pai, assim podemos ver: Depois de separar os cabritos (injustos) das ovelhas (justos), dirá: "Vinde, benditos de meu Pai! Recebei em herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! Pois eu estava com fome, e me deste de comer; estava com sede, e me destes de beber; eu era forasteiro, e me recebestes em casa; estava nu, e me vestistes; doente, e cuidastes de mim; na prisão; e fostes visitar-me. Então os justos lhe perguntarão: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede, e te demos de beber? Quando foi que te vimos como forasteiro, e te recebemos em casa, sem roupa, e te vestimos? Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar?
Então o Rei lhes responderá: Em verdade, vos digo: todas as vezes que fizestes isso a um destes mais pequenos, foi a mim que o fizestes!" (Mt 25, 33-40)

Em seguida, na continuação do Evangelho, veremos que Jesus definiu como "injustos" (cabritos), aqueles que não fizeram a mesma coisa que os "justos" (ovelhas) fizeram, ou seja, cuidaram dos mais pequenos como sendo Ele mesmo, Jesus! Está aí o grande segredo para vermos Jesus neste mundo: cuidar de todos aqueles que sofrem, de uma forma geral, sem definir neles apenas o que merecem, mas cuidar deles como o próprio Jesus. Portanto, ver Jesus é seguir pelo Caminho, que é Ele mesmo; escutar e viver a sua Verdade, que é Ele mesmo e viver a Vida de santidade ensinada pela Palavra de Deus, que também é Ele mesmo!

Tomé disse que não sabia para onde Jesus iria, portanto não saberia o caminho, e Felipe disse que se contentava somente em conhecer o Pai; Jesus disse a Tomé: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim".  (Jo 14, 6-7) E disse a Felipe: "Quem me viu, tem visto o Pai." (Jo 14, 9) 
Hoje somos chamados a entrar em nosso interior e refletir sobre o que temos sido em nossa caminhada peregrina aqui neste mundo: estamos sendo "cabrito" ou "ovelha"? Estamos vivendo os valores de Jesus ou os valores do mundo? Temos procurado o rosto de Jesus no rosto das pessoas? Estamos cuidando de Jesus na pessoa de alguém? Se não estamos, precisamos urgentemente rever os nossos conceitos de cristãos, pois Jesus aparecerá em sua Glória quando menos esperarmos. 

Em várias linguagens e de várias maneiras, somos chamados a viver conforme Jesus ensina aos discípulos. Interpretar a Sagrada Escritura sem nos remeter para suas páginas, seria como entrar num rio de águas puras e cristalinas amarrados dentro de um saco plástico, sem nenhum contato com a pureza da água. Somos chamados a fazer do nosso caminho o mesmo caminho dos Apóstolos e discípulos. Apenas ouvir Jesus falar e ensinar é muito pouco para se chegar ao Pai. Precisamos viver e colocar em prática todos os seus ensinamentos. É nesta decisão que entra o desejo de Deus, pois sem a nossa firme decisão, Jesus não se mostrará na pessoa de quem quer que seja. Ficará escondido aos olhos que olham somente para si e para seus próprios ideais de vida. Jesus está bem perto de nós, mas viramos o rosto para não vê-Lo!

Pedimos ao Pai e Criador que nos conceda toda a graça, a fim de abrirmos os olhos do coração para podermos ver Jesus na pessoa de todos os nossos irmãos, e assim chegarmos como "ovelhas" ao Seu encontro quando chegar a hora. 

Deus seja louvado e adorado!

Carlos Alberto Batista - Comunidade Pedras Vivas




            
                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário