domingo, 28 de abril de 2013

FORMAÇÃO - PEDRAS VIVAS

                                       


                     A RAZÃO DA NOSSA ESPERANÇA



                          "Eis que faço novas todas as coisas" (Ap 21, 5b)


                    
                         Como é bom meditar a Palavra de Deus, principalmente quando conseguimos entrar no âmbito da leitura com a mesma espiritualidade do autor sagrado. Como é ainda melhor quando esta Palavra anunciada pelo autor chega ao nosso íntimo e transforma todo  nosso ser. Sim, é tudo de bom, como diz a juventude nos dias de hoje! 
Quando a Palavra de Deus mexe em nosso interior, cria em nós um desejo de viver aquilo que Ele fala. Deus fica tão próximo de nós, que acabamos entrando na realidade da sua Palavra; isso nos leva a um gozo espiritual de rara alegria. 

Neste "Quinto domingo da Páscoa", a Liturgia nos traz Palavras de conteúdos extremamente ricos em seu contexto histórico. Lembramos que todas as palavras contidas nas Sagradas Escrituras são extremamente importantes, mas estamos vivendo o período pascal e as passagens bíblicas escolhidas para esse tempo da Igreja, enriquece ainda mais a mensagem divina. Por isso vivemos esses dias buscando no coração de Deus toda a mensagem que confirme a nossa fé, nos enriqueça na esperança e nos fortaleça em seu Amor.

Meditando em cada Palavra, somos envolvidos pela forma concreta e real em que os autores descreveram a experiência com O ressuscitado. São palavras de vida e esperança! 
Descrevendo o que narra João Evangelista no capítulo vinte e um, que diz: "Deus enxugará toda lágrima dos seus olhos. A morte não existirá mais, e não haverá mais luto, nem choro, nem dor, porque passou o que havia antes" (Ap 21, 4), parece arder o nosso coração como ardeu o coração dos discípulos de Emaús. São palavras que transformam a nossa vida e muda a nossa história. 
Palavras que renovam a nossa esperança e faz crescer em nós o desejo de viver esta realidade descrita. Este é o Reino de Deus anunciado e instaurado por Jesus. É a Jerusalém Celeste. É pra lá que vamos!

Hoje, somos atraídos para viver antecipadamente essa verdade que lemos e meditamos. A Santa Mãe Igreja oferece os elementos necessários que comprovam a veracidade da sua missão. Está nos Sacramentos tudo aquilo que nos faz entrar na profundidade deste mistério. Deus é ágil em sua capacidade de dar sentido em tudo que cria. Não seria justo que nós Cristãos não possuíssemos meios para entendermos e tornar reais as mensagens divinas. No entanto, em nosso batismo recebemos o Espírito Santo, o mesmo que revelou tudo a todos os autores sagrados. Por isso, basta-nos crer na realidade divina da Santa Mãe Igreja e fazer dela o nosso principal caminho. Fazer dela as vias deste encontro pessoal com Cristo Jesus, que se revela através da fidelidade aos Sacramentos. 

Somos todos chamados a viver as realidades Evangélicas. Só assim poderemos ver Jesus. Só assim poderemos antecipar a vida eterna prometida e realizada em Jesus. Só assim poderemos sentir a alegria daquilo que ainda não vivemos e não vemos. Pois, a fé descrita na Bíblia é viver e possuir aquilo que se espera. É ainda, perceber realidades que não se vê. (Cef Hb 11, 1)

Esta é a nossa sorte: Viver agora o que ainda não veio: A Jerusalém Celeste!

Pedimos a Nossa Senhora de Todos os Povos que nos ensinem a buscar na vida do seu filho Jesus, todas as garantias da vida eterna. 

Deus seja louvado e adorado!

Carlos Alberto Batista - Comunidade Católica Pedras Vivas

Nenhum comentário:

Postar um comentário