sexta-feira, 19 de abril de 2013

FORMAÇÃO - PEDRAS VIVAS

     


      

     JESUS NÃO ESTÁ NA EUFORIA, MAS NA DECISÃO!


                  

              Como bons cristãos, precisamos entender toda a pedagogia de Jesus. Nas páginas dos Evangelhos, essa pedagogia vai sendo mostrada com clareza e riqueza de detalhes. Jesus não esconde nada, e nada fica sem explicações, apesar de falar em parábolas quando é preciso. Em todas as situações que falou em parábolas, certamente foi para fazer seus interlocutores refletirem, ou mostrar que Ele realmente conhecia o homem por dentro, tanto que percebia até os pensamentos daqueles que O procuravam apenas para encontrar alguma coisa a fim de condená-Lo. 

Em princípio, vamos descobrindo que na pedagogia de Jesus existe um ponto chave para podermos entrar em sua intimidade, e que faz parte de um dos seus ensinamentos, que é "tomar uma decisão" ao descobrirmos o seu chamado. Precisamos entender que Jesus não veio apenas para se mostrar, para revelar o Pai e consumar o projeto da salvação, mas juntamente com esse plano, está incluído atendermos o chamado para nos tornar Cristos após a Sua Redenção. Foi para isso que Ele precisou encontrar aqueles que seriam os primeiros discípulos e apóstolos. Não se trata de um grupo fechado, mas a todos os que foram respondendo com fidelidade, apesar de não poderem entender direito o projeto de Jesus. 

Em toda sua caminhada e em todos os lugares por onde andava para pregar e ensinar, podemos perceber nas narrativas dos Evangelhos que uma multidão seguia Jesus. Em alguma citação, podemos calcular algo em torno de quinze mil pessoas, entre homens, mulheres e crianças. Por algum motivo, todos queriam ver e ouvir Jesus, mesmo que fosse apenas para saciar a fome e a sede. Existe neste contexto, o que podemos definir como uma euforia do povo. Esta euforia se dá pelo fato de verem Jesus realizando milagres e falando de coisas que nunca haviam escutado. Mas, Jesus não olhava para a multidão!

Para entrarmos na pedagogia de Jesus, precisamos entender isso: como sabemos que Jesus não olha para a multidão? Por que Jesus olha separadamente para cada um de nós! Ele não vê uma multidão, mas um só, de cada vez. Jesus é capaz de conhecer os nossos pensamentos, e no meio de uma multidão pode estar apenas um que decidiu segui-Lo porque descobriu Nele a verdade, a vida, o caminho. Esta é a receita para entrarmos na intimidade do Mestre. Do nosso coração precisa sair uma reta intenção de aprender, seguir, escutar e fazer a vontade do Pai, assim como Jesus fez. 

Quem responde com "fidelidade" ao chamado de Jesus, expresso em todas as páginas Sagradas,  não se contenta apenas em louvar e agradecer a Deus pelo dom da vida. Não se contenta em  alegrar-se por ser um cristão. Não se contenta apenas em rezar todos os dias, ou participar da Santa Missa, apesar da sua sublime importância. Não se contenta apenas em ser um missionário. Não se contenta apenas em viver a sua vocação, seja ela qual for. Não se contenta em apenas saber que a sua esperança é o céu. Não se contenta de ser menos do que um discípulo de Jesus. Não se contenta com seu estado de pecado. Não se contenta enquanto não experimentar as dores  do Mestre. Isto é decisão!

O que vemos em nossa comunidade de fiéis, retrata aquele povo seguidor de Jesus nos Evangelhos. Estamos todos eufóricos com a nossa fé, com a nossa esperança. A nossa euforia é marcante quando participamos das festas religiosas, culturais e as tradicionais. Gostamos de ver a nossa capela bonita, ornamentada, limpa, cheirosa e fresquinha. Gostamos de ver tudo arrumado e perfeito. Fazemos de tudo para dar um sentido fiel nas celebrações. Fazemos curso disso, curso daquilo e buscamos aprender bem aquilo que precisamos para "servir" a Santa Igreja. No entanto, a nossa intenção não é dar sentido verdadeiro à nossa fé, mas apenas mostrar exteriormente a nossa religião. Mostramos apenas que estamos unidos à pessoa do Sacerdote da Paróquia, e que somos seu amigo, e etc. 

Porém, esta não é a vontade de Deus. Sua vontade é ver todos os seus filhos vivendo na verdade. E a verdade é vivermos como verdadeiros discípulos. Sem euforia, mas com entusiasmo. Entusiasmo que se renova a cada amanhecer. Aquele que decide para santificar-se, não se acomoda e resiste às tentações. Não leva para si mesmo nenhuma glória, mas faz da sua vida de santidade um perfeito serviço à Santa Mãe Igreja. Sendo pai, mãe, filho, trabalhador em qualquer profissão e categoria, este faz da sua vida um testemunho de Amor. Para tanto, precisamos entrar na pedagogia de Jesus, e não na pedagogia do mundo. Não podemos estar com um pé na Igreja e com o outro no mundo. Estamos no mundo, que vive de euforia, mas não somos do mundo. Somos de Deus!

Esta é a nossa vocação: Amor! E no Amor não tem espaço para as coisas passageiras, onde todas as coisas são eternas, pois o Amor é Deus! 

Peçamos ao Deus Amor que crie em nós um coração que seja puro para podermos viver no Espírito Santo, que é o Espírito decidido, só no Amor!

Deus seja louvado e adorado!

Carlos Alberto Batista - Comunidade Pedras Vivas




Nenhum comentário:

Postar um comentário