terça-feira, 16 de abril de 2013

FORMAÇÃO - PEDRAS VIVAS

    


       PORQUE SOMOS  COMPARADOS COM OVELHAS?



        "As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna.  
          Por isso, elas nunca se perderão e ninguém vai arrancá-las da minha mão." (Jo 10, 27-28)


               Meu Deus, como é bom saber disso! Como os discípulos de Emaús, eu também posso dizer que sinto o meu coração arder por conhecer tamanho Amor. Eu não sei e nem posso afirmar se todos aqueles que lerem esta passagem do Evangelho de João, conseguirão sentir o que estou sentindo neste momento, mas eu daria a minha própria vida para que todos experimentem tamanho gozo celestial. 

Aproveitando este momento de Luz que invade a minha alma, vamos partilhar esta Palavra que nos faz acreditar que Jesus é mesmo Aquele que veio fazer da nossa vida uma fonte de água viva, um Caminho perfeito para o Amor. Em clima de oração, precisamos deixar-nos envolver pelo desejo de Deus, que é salvar a todos nós. Neste caso, precisamos entrar neste contexto histórico que fez Jesus incorporar em sua pedagogia, o de sermos considerados e tratados como ovelhas. Como sabemos, em todos os escritos evangélicos, Jesus faz referência com várias criaturas e com a natureza, afim de nos ensinar através das suas parábolas. Mas esta de nos transformar em ovelhas, talvez seja a mais perfeita forma Dele nos mostrar a que ponto chegou a nossa necessidade pelo projeto de salvação. 

Para isso, vamos apresentar algumas características próprias de uma ovelha, e da sua necessidade de sobreviver, somente sendo guiada por um pastor: a ovelha é um animal bastante ingênuo e tolo. Ela não consegue discernir uma erva boa para comer da erva venenosa. Por isso ela precisa do pastor para ir na frente e ir preparando a pastagem com cuidado, afim de retirar aquelas ervas que podem envenená-la



A ovelha é o animal mais medroso na natureza. Basta que ela deixe de perceber a presença do pastor e de sentir seu cheiro para que fique trêmula de medo . Se o pastor não perceber que ela está tremendo de medo, logo pode sair correndo e se tornar uma presa fácil para o predador. Quando ela se depara com um predador, fica apavorada sem saber como se defender. E mais, uma ovelha não distingue nada que esteja acima de cinco metros de distância dos seus olhos.

Para corrigir e acudir a ovelha o pastor dispõe de dois instrumentos:  A VARA E O CAJADO.
A VARA é comprida e a ponta dela parece um ponto de interrogação, um gancho. Com a vara o pastor laça a ovelha pelo pescoço, porque por ter muita lã está constantemente se enroscando em espinheiros. O CAJADO muitas vezes é usado para evitar que a ovelha vá aonde não lhe é permitido. Quando a ovelha vai se desgarrando ou quando se mete na briga com outra velha, o pastor joga o cajado para assustar a ovelha, mas por vezes ele tem de acertá-la, e com a bordoada a ovelha cai tonta pela pancada que recebeu. 

A ovelha é totalmente dependente do pastor, pois precisa dele para se alimentar, beber água e se defender dos  predadores  e ladrões. Ela não sabe se defender. A ovelha conhece a voz do pastor. Não se consegue conduzir as ovelhas como é feito com o gado, que basta soltá-lo e ir gritando atrás conduzindo-o aonde ele tem que ir. A ovelha é diferente. Ela segue o pastor e de nada adianta ir gritando atrás da ovelha para ela seguir o caminho. É preciso que o pastor vá a frente e mostre o caminho que ela deve seguir.

É comum ver na região montanhosa de Israel vários rebanhos de ovelhas nas pastagens, mas nem todas pertencem ao mesmo dono e possuem o mesmo pastor. Comumente, cada pastor consegue proteger e cuidar de aproximadamente cem ovelhas. Mais do que isso, torna-se difícil para o pastor cuidar com o mesmo zelo. No entanto, mesmo estando todas juntas e misturadas, cada grupo das cem ovelhas sabem quem é seu pastor. Basta ouvir o som costumeiro e sentir seu cheiro. Por isso Jesus diz: "as minhas ovelhas escutam a minha voz".

Como podemos notar, Jesus não faz uma referência sem justificativas, mas diante destas características da ovelha, precisamos refletir com mais firmeza de que sem Ele como nosso Pastor ficamos totalmente entregues à morte e presa fácil para nosso principal predador: o pecado! Porém, para completar a nossa partilha precisamos nos conscientizar plenamente desta verdade evangélica, pois somente reconhecendo com toda a nossa mente, com toda a nossa força, com toda a nossa inteligência, com toda o nossos entendimento e de todo o nosso coração, poderemos entrar definitivamente no contexto da salvação. 

Precisamos fazer parte deste rebanho cuidado por Jesus. Não basta apenas saber que Ele é o Bom Pastor. Não basta apenas reconhecê-Lo e ler suas histórias. É preciso decidir ouvir a sua voz e muito mais: obedecê-Lo! Jesus não quer que nenhuma das suas ovelhas se percam. Se perderem, Ele vai procurá-la. Mas, se esta ovelha teimar em se esconder, o tempo passa e vai chegar o momento da contagem daquelas que ficaram com Ele até o fim. Portanto, urge fazermos parte deste rebanho cuidado pelo Pastor Jesus. Comer do Seu alimento. Beber da sua água, ser corrigido, educado por Ele,  e até tomar as bordoadas se preciso for, pois o seu cajado vem com Amor e a sua vara vem com as dores da sua paixão e ressurreição. 

Assim vamos sendo conduzidos pelas mãos de Amor. Jesus é o Amor em pessoa e nada pode nos arrancar das mãos firmes e fortes deste Bom Pastor. 

Vem, Bom Pastor!

Deus seja louvado e adorado!

Carlos Alberto Batista - Comunidade Pedras Vivas



























Nenhum comentário:

Postar um comentário